Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Crônica: Vai um cafézinho aí ?

Depois de vários anos participando de inúmeras reuniões em vários segmentos da sociedade, descobri, sozinho, o porquê de se oferecer um cafézinho nessas reuniões. Esse "símbolo nacional" presente em quase todos os lares e escritórios brasileiros, tem uma função importantíssima: regular o hálito dos participantes dessas reuniões.
Incrível como demorei tanto para "pescar" essa. Ninguém me ensinou sobre essa importante característica do pózinho preto - o de transformar o bafo de onça num hálito cafeinado. Pensa ! No meio da manhã ou no fim da tarde, quando a digestão das refeições anteriores já se foi e o estômago, incansável trabalhador que anseia por mais serviço, clama através da laringe anunciando pela boca, todo o seu desejo através dos mais infindáveis odores enquanto o "parlador" avança em sua oratória. Nessa hora, quando o anfitrião não agüenta mais surge a figura ilustre de nosso herói, salvador da pátria e das narinas mais sensíveis, o querido cafézinho.
Assim que é servido, esse maravilhoso néctar proporciona até o milagre  de fazer com que os participantes ouvintes voltem a prestar atenção no discurso proferido. Infelizmente isso não se ensina na faculdade. Está mais para conhecimento empírico do que para o tácito. Quantas oportunidades não foram perdidas pelos ouvintes de assuntos maravilhosos e interessantes pela falta da sensibilidade dos anfitriões desavisados e insensíveis.
Portanto, fica aqui minha colaboração acadêmica. Se você está ocupando uma função que lhe garante a posição de anfitrião de uma reunião seja por que motivo for, naqueles horários mais críticos do dia e não tem como escapar dela, seja gentil e hospitaleiro. Numa pausa qualquer do convidado palestrante, ofereça educadamente: - Vai um cafézinho aí ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário